Os melhores do mundo não precisam de evoluir?

Ora hoje, era para ser um dia muito interessante na bela cidade de Guimarães.

Há meses que andava a ser planeado um colóquio, com o meu amigo/colega/ex-tutorando José Fidalgo da Tempo Livre.

A ideia era fazer algo em grande durante 1 dia, com um cartaz de renome, e que pudesse existir uma partilha entre os prelectores e treinadores.

Andei 4 meses a tentar, até conseguir uma data viável para trazer o treinador Diego Rios Gayoso, um dos treinadores do momento em Espanha, apesar da sua juventude, um conhecimento brutal do jogo. Uma referência para mim, além de um grande amigo.

O outro seria um português de renome, tínhamos convidado alguns treinadores mas que infelizmente devido a falta de disponibilidade não podiam, mas havia outro nome em vista.

Tivemos reuniões de organização, bem como, com a AF BRAGA para a formação ser creditada com créditos UEFA.

Ao início havia abertura total, mas à medida que o tempo ia avançando, começaram a levantar dificuldades, que as cidades de coloquio no distrito eram Fafe e Vizela.

Lá conseguimos uma video conferência com um dos responsáveis, que achou a ideia interessante, mas que pouco conhece de futsal segundo ele, desconhecia o treinador estrangeiro, acho engraçado mas nada me espanta da AF Braga.

Precisávamos de uma parceria, e supostamente existem fundos para apoiar este tipo de formações, algo para mim e Tempo Livre desconhecido. Achou que a verba em causa n seria problema e que em 2 semanas daria resposta mas probabilidade grande de ser apoiado.

Passado 15 dias, resposta negativa por parte deles, algo que nos espantou em virtude de termos continuado a planear tudo, viagens do formador Diego entre outras situações.

Justificação?

Nao vamos apoiar uma formação para trazer um treinador estrangeiro cá, quando nós somos os melhores e sabemos mais que eles…

Fiquei incrédulo, quando o José Fidalgo me diz isto…

Quando dizem que estamos bom caminho, somos campeões do mundo, bi-campeões europeus e que somos a melhor liga do mundo, entre outras coisas, somos muito ignorantes e agora arrogantes…

O topo do da pirâmide está muito melhor em virtude do trabalho do Jorge Braz, mas os níveis de baixo… Sem comentários, quem fala, não anda nos pavilhões…

Foi muito difícil ter que dizer a um grande amigo e colega treinador, que não haveria colóquio porque não havia apoio por ele ser estrangeiro…

Ainda propus à Tempo Livre ser eu a assumir os custos do Diego, para não envergonhar a nossa imagem (portuguesa) lá fora, mas perante uma atitude prepotente e arrogante de uma associação muita fraca a nível de futsal cancelou tudo…

Agora para os mais novos nesta modalidade, e que somos os melhores em tudo, porque é que o Nuno Dias o ano passado foi ao Palma estagiar com o Vadillo?

Enfim, mau demais para ser verdade…

Senhores do futsal o topo da pirâmide só se aguenta se houver uma base, simplesmente lamentável a imagem que passamos para Espanha e resto do mundo…

André Martins

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *