Exercício de “Meinho” Avançado: 3x3x3

Este exercício deve ser utilizado numa fase inicial do treino, para os atletas começarem a ganhar alguma concentração e para melhorarem as movimentações ofensivas, quer dos sistemas de jogo 3×1 ou 4×0, de acordo com o modelo de jogo do treinador. Bem como as movimentações de quem está ao meio, seja defesa zonal, mista ou individual.

  • Escalão: Juvenis a Seniores
  • Duração: 10-15 minutos
  • Número de atletas: 9 e 1 passador
  • Espaço: 25x20m

Neste exercicio temos 3 equipas com 3 elementos cada, sendo que uma delas está ao meio. A meta é uma das equipas conseguir efetuar 10 passes entre si ou atravessar a bola numa diagonal para a outra equipa, sem que a equipa do meio consiga interceptar o passe. Para uma equipa poder passar para a outra, é obrigatorio que os 3 elementos da equipa toquem na bola. Não é permitido passes aéros, a uma altura a cima do nivel da cintura. Quem está ao meio, para sair de lá tem de intercetar/cortar a bola, não basta tocar, tem que colocar a bola fora do recinto de jogo ou efetuar passe para a equipa que não detinha a posse da bola.

Atingindo a meta de 10 passes consecutivos ou um passe diagonal para a outra equipa, os 3 elementos que estão ao meio ficam novamente ao meio depois de interceptarem a bola (dobrou, triplicou, etc. a vez ao meio). Apenas se termina o exercicio quando a equipa do meio atingir o objetivo pretendido pelo treinador.

Progressão: limitar cada atleta a 3 toques

Notas: a meta dos 10 passes entre os elementos da mesma equipa tem como intuito que os jogadores queiram ter a bola mesmo sobre pressao. Que ganhem o à vontade de ter a bola no pé sobre qualquer tipo de pressão, que é um hábito que custa a ser adquirido, daí o prémio adjacente por atingir os 10 passes consecutivos.

A outra questão, que é a nivel defensivo, de a bola atravessar na diagonal, é que hoje em dia cada vez mais se nota que os atletas defendem em 3 corredores em vez de fechar bem o meio (2 corredores).

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *