Antevisão do Mundial Futsal 2021

No dia em que começa mundial Fifa World Cup Futsal 2021, irei aqui fazer uma pequena antevisão, uma perspetiva pessoal.

Prevejo o mundial mais equilibrado dos últimos 20 anos! Infelizmente, na minha opinião, esse equilíbrio é nivelado por baixo.

Se tivesse de escolher uma equipa favorita diria o Brasil devido às suas individualidades.

Infelizmente, na minha opinião, o futsal está cada vez mais baseado na diferença que um atleta pode fazer e a intensidade que as equipas colocam em jogo.

Quem observou alguns jogos de preparação, o que mais ressalta à vista é a intensidade. Ora, para mim isso não é sinónimo de qualidade, são coisas totalmente diferentes.

Os treinadores falam que o “gap” entre seleções tem vindo a diminuir. Concordo com eles, mas não é por um crescimento enorme da qualidade de jogo dessas seleções, mas porque as seleções teoricamente mais fortes têm vindo a perder qualidade a olhos vistos.

Há já varios anos que se insiste na questão da tomada de decisão: mas decisão de quê?

Como aprendi, e bem, com Prof. Orlando Duarte, é necessário haver automatismos, e criando esses automatismos aí jogadores tomarão decisões em função do adversário.

Se olharmos para maioria das seleções diria q não existem esses automatismos, e por muitas vezes os princípios ofensivos e defensivos são esquecidos e joga-se para assistência, transição após transição, o que o público gosta.

Sinceramente acho o futsal mais emotivo, mas muito mais pobre para quem gosta de ver diversas movimentações e jogadas colectivas.

Relativamente à nossa seleção, penso que o Professor Braz escolheu aqueles que para ele lhe davam mais garantias, se eu escolheria os mesmos? Definitivamente não. Mas todos nós treinadores temos as nossas opiniões, e seguramente se reuníssemos opiniões de 20 treinadores todos teriam escolhas diferentes.

A minha previsão infelizmente é que no máximo chegamos aos quartos final, espero estar enganado.

Saudações desportivas!

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *