Análise: CN Sub 19 Futsal 21/22 – Primeira Volta da Segunda Fase 

Praticamente terminada a primeira volta do Campeonato Nacional Sub-19 Futsal (falta apenas realizar um jogo em atraso entre o sétimo e oitavo classificados, mas que não interfere nas restantes posições da tabela classificativa), deparamo-nos com um lider destacado só com vitorias e com uma qualidade e intensidade de jogo que é, para já, superior a todas as outras equipas. O SL Benfica já tem praticamente garantido o acesso aos playoffs.

De resto qualquer uma das 7 equipas continua na luta pelos 3 lugares de acesso ao playoff que ainda estão em aberto. As 4 equipas com mais hipoteses de alcançar os desejados lugares de acesso são: Sporting CP, ADCR Caxinas, CR Leões de Porto Salvo e AD Jorge Antunes.

O atual segundo classificado, Sporting CP, tem oscilado entre vitórias com goleadas expressivas e resultados algo inesperados, como a foi a derrota na visita ao SC Braga e o empate caseiro com o ADCR Caxinas.

O ADCR Caxinas, como já havíamos mencionado no final da primeira fase, apresenta duas versões: uma versão fortíssima com os 3 atletas que jogam regularmente no plantel Sénior (Simao, Lucio e Raul), em que são uma equipa praticamente imbativel. No entanto, quando esses tres atletas não estão presentes são uma equipa banal, que nem para os playoff se conseguiria classificar.

O CR Leões de Porto Salvo é uma equipa extremamente interessante onde o coletivo é muito consistente mas claramente um jogador se destaca: o pivot Tátá, que apresenta um potencial muito acima da média deste CN Sub 19, o que ajuda bastante a equipa a atingir os devidos objetivos. Tem o sistema de jogo 3×1 muito bem oleado e um treinador que sabe bem o que quer para a sua formação e que consegue passar bem a mensagem para os seus atletas.

O AD Jorge Antunes conseguiu criar no fator casa a sua fortaleza, tendo conquistado 9 pontos em 9 possiveis. Infelizmente nos jogos fora, a equipa tem vacilado e obtido resultados desnivelados, sendo que à excepção do jogo com o SL Benfica em que o plantel estava praticamente completo, nas deslocações ao Sporting CP, Leões e Modicus a equipa teve diversas baixas que atenuaram tais resultados, Continuamos à procura de atingir o objetivo mas falta muito trabalho pela frente para o conseguir.

O SC Braga é uma equipa bastante aguerrida e que imprime niveis de intensidade bastante altos para o jogo, porém na minha opinião está muito dependente de um jogador (Bruno), dado que é um atleta internacional que trabalha regularmente com a equipa sénior a atuar na Liga Placard e que quando vem abaixo jogar aos Sub-19 faz a diferença. Denota-se alguma desmotivação de alguns atletas, talvez por promessas que não passarão de isso mesmo: promessas.

O CRC Quinta dos Lombos é uma equipa bastante interessante e aguerrida, até à última jornada figurava em último lugar da tabela com apenas derrotas, o que não corresponde ao verdadeiro valor do seu plantel. Equipa bem orientada e que vale como um todo, com um coletivo bastante forte e unido. Pode causar surpresas na segunda volta, dado o crescimento que tem apresentado nas últimas semanas.

O AD Modicus é a única equipa que tinha como pretensão desfrutar da segunda fase do CN Sub 19 com o foco em preparar a época seguinte, ganhando experiência com o objetivo da manutenção já assegurado. Tem oscilado entre boas e más exibiçoes, tendo conquistado para já o único ponto no seu reduto, com um empate frente ao AD Jorge Antunes. É uma equipa que se conseguir alcançar a desejada consistência de jogo poderá causar algumas surpresas e possivelmente nos seus jogos da segunda volta decidir quem poderá ir aos playoffs ou ficar pelo caminho.

Espero uma segunda volta com jogos com a mesma qualidade e intensidade, dado que foi uma primeira volta bastante interessante com muitos jogos disputados ate ao ultimo segundo.

André Martins

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *