Análise: Campeonato Nacional Sub 19 Futsal 21/22

Após a breve análise ao CN Sub 17, segue hoje a análise à 1ª Fase, Série Norte, do Campeonato Nacional de Sub 19.

Um campeonato de Sub 19 já com uma qualidade bastante razoável, com diversos jogos de qualidade e emoção até ao último segundo, contastando até um pouco com o que escrevi ontem relativo ao Campeonato de Sub 17.

As equipas apuradas para a 2ª fase “Apuramento de Campeão” são: ADCR Caxinas, SC Braga, AD Jorge Antunes e AD Modicus.

O Caxinas fez, à semelhança dos Sub 17, o pleno! Porém, aqui com um nível de qualidade bastante impressionante, não dando hipótese a qualquer adversário. Há a salientar que existe uma equipa do Caxinas com Raul, Lúcio e Simão e outra sem estes três atletas. Estes internacionais dão um “andamento” impressionante à equipa, no entanto na minha opinião o Caxinas sem eles transforma-se numa equipa banal. Estou curioso para ver a gestão na 2ª fase entre o plantel de Séniores e Sub 19.

O SC Braga fez uma boa 1ª fase, sendo bastante regular. O facto de os atletas treinarem com os Séniores faz com que tenham um ritmo elevado e outra experiência nos diferentes momentos do jogo. Porém denoto que é uma equipa dependente do Bruno Soares, que tem feito uma evolução fantástica desde que saiu do Mosteiro FC. Tentamos recrutar o Bruno para a AD Jorge Antunes, mas infelizmente para o nosso clube o atleta optou por seguir a sua formação no SC Braga.

Os nossos Sub 19 da AD Jorge Antunes começaram com o pé esquerdo, no jogo com o Caxinas. E quem quer ser campeão nacional, como nós queremos, não podemos sofrer derrotas como aconteceu no primeiro jogo da época. A partir daí a equipa foi crescendo jornada após jornada, até terminar a 1ª fase no 3º lugar da tabela, garantindo assim o apuramento. Teremos de fazer muito mais para atingir o nosso objetivo, mas acreditamos muito no grupo de trabalho que temos, o plantel não será reforçado, optamos por continuar o trabalho iniciado para retirar mais aproveitamento de cada atleta. Esse será o “reforço” que precisamos para a 2ª fase.

O Modicus começou muito bem e com desempenhos bastante interessantes, com bons desiquilibradores de 1×1, que a qualquer altura podem fazer a diferença, mas depois subitamente tiveram uma quebra de rendimento. Conseguiram o apuramento mesmo no fim no jogo com o GCR Ossela, que deve ter sido um final de jogo extremamente emotivo.

Quanto às equipas que irão disputar a fase de manutenção: ADC Nogueiró Tenões, CS São João, FC Azeméis e GCR Ossela, prevejo um equilíbrio enorme entre estas equipas, onde todas elas tinham a pretensão de ir 2ª fase e penso que a questão psicológica de não ir à 2ª fase disputar para ser campeão, mas sim lutar pela manutenção, será o maior desafio para qualquer equipa técnica, conseguir motivar os seus jogadores, situação essa pela qual já passei e sei o quão difícil é.

A nível do apuramento campeão acredito que teremos excelentes jogos pela frente onde todas as equipas apresentam qualidade para disputar o acesso aos playoffs, penso que será uma luta interessante. E não acredito que hajam jogos ganhos antes de começar, seja quem for o adversário.

Espero também que a imprensa nacional dê o devido destaque a esta competição e transmita diversos jogos da 2ª fase e dos playoff, para que os adeptos da modalidade vejam a qualidade que existe a este nível de formação, e não falo só nos ditos “três grandes” da formação.

Cumprimentos,

André Martins

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *